O Plano Energias do Brasil é estruturado na modalidade de Contribuição Definida. Isso quer dizer que o valor acumulado no futuro será determinado pelas contribuições realizadas ao longo do tempo: quanto maior o esforço para a poupança, melhor o resultado!
² A composição do objetivo de retorno se encontra na Política de Investimento Vigente. Obs².: Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Energias do Brasil
Última rentabilidade disponível: FEVEREIRO/2025
No Data Found
Escelsos II
Última rentabilidade disponível: FEVEREIRO/2025
No Data Found
PSAP Bandeirante
Última rentabilidade disponível: FEVEREIRO/2025
No Data Found
Formulários do plano
Energias do Brasil
Atenção às vantagens do Plano
Energias do Brasil
Além do propósito principal, que é apoiá-lo em seu planejamento, possibilitando complementar o benefício que receberá da Previdência Social na aposentadoria, o Plano Energias do Brasil tem como vantagens:
Força extra: a cada contribuição básica que você fizer, a Patrocinadora deposita a mesma quantia. Isso significa dobrar o valor investido e contar, depois, com os rendimentos. Já imaginou?
Proteção para você e seus familiares: em caso de seu falecimento, os beneficiários que você definir terão direito a receber o benefício. Já em situações de invalidez do participante, você tem
direito a essa proteção.
Benefício fiscal: caso faça sua declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, terá o
incentivo fiscal de dedução de até 12% da sua renda bruta tributável anual
Segurança: o Plano Energias do Brasil é regulamentado por uma legislação robusta e fiscalizado
por órgão do governo ligado ao ministério da economia (Previc) Além disso, você tem acesso
a todas as informações econômico-financeiras do Plano (Relatório Anual de Informações e
Demonstrativos de Investimentos, entre outros).
Diferencial: a taxa de administração é inferior às praticadas por instituições financeiras (bancos e
seguradoras) que operam produtos similares, pois a Enerprev não tem fins lucrativos.
Gestão especializada: você tem a tranquilidade de saber que conta com uma equipe capacitada
para cuidar dos seus investimentos. São profissionais que entendem e acompanham o cenário
econômico, conhecem muito bem as diferentes modalidades existentes e trabalham para buscar
os melhores resultados em forma de rentabilidade.
Flexibilidade: você poderá definir qual o perfil de investimento mais adequado ao seu momento
de vida, tempo até a aposentadoria e tolerância ao risco (perfis Conservador, Moderado ou
Arrojado), além de escolher o percentual de contribuição enquanto participante ativo e o
percentual, prazo ou valores quando passar a receber seu benefício.
Atenção às vantagens do Plano Energias do Brasil
Além do propósito principal, que é apoiá-lo em seu planejamento, possibilitando complementar o benefício que receberá da Previdência Social na aposentadoria, o Plano Energias do Brasil tem como vantagens:
Força extra: a cada contribuição básica que você fizer, a Patrocinadora deposita a mesma quantia. Isso significa dobrar o valor investido e contar, depois, com os rendimentos. Já imaginou?
Proteção para você e seus familiares: em caso de seu falecimento, os beneficiários que você definir terão direito a receber o benefício. Já em situações de invalidez do participante, você tem direito a essa proteção.
Benefício fiscal: caso faça sua declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, terá o incentivo fiscal de dedução de até 12% da sua renda bruta tributável anual.
Segurança: o Plano Energias do Brasil é regulamentado por uma legislação robusta e fiscalizado por órgão do governo ligado ao ministério da economia (Previc) Além disso, você tem acesso a todas as informações econômico-financeiras do Plano (Relatório Anual de Informações e Demonstrativos de Investimentos, entre outros).
Diferencial: a taxa de administração é inferior às praticadas por instituições financeiras (bancos e seguradoras) que operam produtos similares, pois a Enerprev não tem fins lucrativos.
Gestão especializada: você tem a tranquilidade de saber que conta com uma equipe capacitada para cuidar dos seus investimentos. São profissionais que entendem e acompanham o cenário econômico, conhecem muito bem as diferentes modalidades existentes e trabalham para buscar os melhores resultados em forma de rentabilidade.
Flexibilidade: você poderá definir qual o perfil de investimento mais adequado ao seu momento de vida, tempo até a aposentadoria e tolerância ao risco (perfis Conservador, Moderado ou Arrojado), além de escolher o percentual de contribuição enquanto participante ativo e o percentual, prazo ou valores quando passar a receber seu benefício.
Adesão
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nullmagna aliquam era.
Contribuições Individuais
Contribuição do Participante *
*Participante é o colaborador da empresa que adere ao Plano Energias do Brasil.
Contribuição da Patrocinadora **
**Patrocinadora é empresa do Grupo EDP que possui Convênio de Adesão para oferecer o Plano Energias do Brasil aos seus colaboradores.
Contribuição Básica:
De 1% a 7% do Salário de Contribuição (Salário Base).
Contribuição Normal:
É realizada nas mesmas condições da opção da Contribuição Básica feita pelo participante.
Contribuição Voluntária:
Facultativa, podendo ser definido qualquer percentual sobre o Salário de Contribuição, descontado mensalmente em folha.
Não há contrapartida da Empresa
Contribuição Esporádica:
Facultativa, podendo ser definido qualquer valor e pago por boleto bancário.
Não há contrapartida da Empresa
As contribuições básica e normal serão efetuadas mensalmente, 13 vezes por ano, sendo que a 13ª contribuição é calculada na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de contribuição.
O participante pode alterar, suspender ou retomar as contribuições básica ou voluntária a qualquer tempo. Ao solicitar a suspensão da Contribuição Básica, a Contribuição Normal da Patrocinadora também será suspensa.
Incentivo Fiscal da Contribuição
Todas as contribuições realizadas no plano Enerprev podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual!
Atenção: Essa dedução fiscal somente é válida para as declarações realizadas no modelo completo do Imposto de Renda.
Opções em caso de Desligamento da Empresa
Autopatrocínio
Permanece vinculado ao Plano de Benefícios, assumindo o custeio integral das contribuições: participante + patrocinadora + taxa administrativa (se houver).
Benefício Proporcional Diferido
Permanece vinculado ao Plano de Benefícios, e terá direito, quando elegível, ao benefício de aposentadoria ou a outro instituto, exceto o autopatrocínio. Também tem a opção de efetuar contribuições esporádicas.
Portabilidade *
É a transferência de 100% do saldo de contas (participante + patrocinadora) para outra entidade de previdência complementar, seja fechada ou aberta.
(*) Para que o participante possa fazer essa opção é preciso que ele tenha no mínimo 03 anos de vinculação ao Plano.
Resgate
Saque de 100% do saldo das contas de participante.
(Sobre o valor do resgate há incidência de Imposto de Renda).
Aposentadoria - Formas de Recebimento do Benefício
Percentual sobre saldo
É a alternativa aonde é feita a opção por receber uma renda mensal que será calculada de acordo a aplicação de um percentual que varia de 0,0% a 2,5% sobre o montante do saldo de conta aplicável
Valor Monetário Constante
É a alternativa aonde é feita a opção por receber uma renda mensal a partir de definição de um valor fixo que deverá ser limitado ao valor correspondente à 2,5% do saldo de conta aplicável.
Renda por Prazo Certo
É a alternativa aonde é feita a opção por receber uma renda mensal com prazo determinado de encerramento (livre escolha porém com no mínimo 05 anos).
Saldo de conta aplicável é o montante utilizado para o cálculo do benefício de aposentadoria ou pensão por morte, que mensalmente é atualizado com o desconto do valor do benefício pago no mês e em seguir atualizado com a aplicação do percentual da rentabilidade do perfil de investimentos escolhido. Com o encerramento do valor do saldo de contas encerra-se também o pagamento do benefício mensal.
A opção pela definição do Percentual sobre saldo ou Valor Monetário Constante ou da Renda por Prazo Certo é de livre escolha, sendo necessário que seja observado os critérios estabelecidos para cada um deles. As forma de recebimento poderá ser alterada a qualquer tempo e, além disso, também é possível que seja alterado o Percentual de Renda ou o Prazo de Recebimento ou o Valor Monetário Constante.
Existe a opção pela antecipação de até 25% do saldo de contas aplicável que poderá ser exercida no momento do requerimento do benefício.
Todos os benefícios são passíveis de dedução de imposto de renda de acordo com o regime tributário escolhido pelo participante no momento da requisição do resgate ou da aposentadoria.
Como aderir à Enerprev - Portal de Serviços
Ao entrar no Portal de Serviços da EDP (https://portaldeservicos.edpbr.com.br/), aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja conhecer o Plano Energias do Brasil *exceto se você for estagiário(a), Trainee ou colaborador de Empresas que não possuem convênio com a Enerprev.
Você precisará selecionar: Sim para conhecer o Plano
Exemplo demonstrado abaixo:
Como obter mais informações a respeito do Plano
Todas as informações a respeito do seu Plano de Previdência podem ser consultadas pelos links disponibilizados a seguir:
Caso haja dúvidas a respeito das opções previstas no regulamento do Plano, sobre os dependentes legais, entre outras, o participante deve entrar em contato com a Enerprev por meio de nossos canais de atendimento, disponívies na página de contato.